Parlamento Jovem 2025: ‘Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo’ iniciam segunda fase do projeto

Primeiro dia de atividades contou com a participação de 26 alunos de escolas municipais e particulares de Araraquara
Visualize fotos

Iniciada em maio, a edição do Parlamento Jovem (PJ) de 2025 chegou à segunda fase do projeto com a realização do “Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo”, nesta quarta-feira (20).

 

Alunos e professores de 13 instituições de ensino se reuniram no Plenário da Câmara para o primeiro dia de formação, conduzida pelos servidores da Escola do Legislativo (EL) e da Diretoria Legislativa.

 

Ao todo, 915 estudantes de 43 turmas participaram da fase inicial do programa, chamada de “Conhecendo o Legislativo”, quando os jovens do 9º ano do ensino fundamental conheceram as dependências da Casa de Leis e assistiram às palestras que abordaram o trabalho dos vereadores, divisão e responsabilidades dos Poderes e organização do Estado.

 

Na primeira parte do curso, os servidores da escola, Ana Paula Kuwana, Priscila Carvalho e Renato Kemotu, apresentaram aos jovens o cronograma das próximas atividades, que incluem a elaboração das proposituras, ensaios e a realização da sessão oficial. Também foram passadas informações sobre o sistema eleitoral brasileiro e explicações das funções dos vereadores.

 

Em seguida, foi a vez de Valdemar Mendonça, diretor legislativo, explicar detalhadamente cada tipo de propositura que poderá ser elaborada pelos participantes (Indicação, Requerimento e Projeto de Lei), destacando a finalidade de cada documento e como eles devem ser produzidos.

 

Na próxima semana, outro grupo participará dessa formação, programada para acontecer na quarta-feira (27), com outros 42 alunos da rede estadual e municipal de ensino. Após o encerramento do curso, os estudantes começarão a preparar suas propostas, baseadas no que aprenderam durante as oficinas.

 

O primeiro encontro contou com a presença das seguintes escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Maria de Lourdes Silva Prado”; Emef do Campo “Hermínio Pagotto”; Emef “Gilda R. M. Souza”; Emef “Rafael de Medina”; Emef “Olga Ferreira Campos”; Emef “Ruth V. L. C. Cardoso”; Emef do Caic “Engenheiro Ricardo C. C. Monteiro”; Emef “Henrique Scabello”; Emef “Waldemar Safiotti”; Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja) “Irmã Edith”; Emef “Luiz Roberto Salinas Fortes”; Centro Educacional Natureza e Externato Santa Terezinha.

 

Cronograma

A partir de 29 de agosto, os 68 alunos que compareceram aos cursos e oficinas começarão a preparar suas Indicações, Requerimentos ou Projetos de Lei. Os documentos finalizados devem ser encaminhados para a Escola do Legislativo até 18 de setembro.

 

Encerradas as avaliações, serão selecionadas as 18 propostas que participarão da Sessão Oficial em 9 de outubro. Os jovens que tiverem seus trabalhos escolhidos ainda passarão por dois ensaios, programados para acontecerem nos dias 7 e 8 de outubro, quando haverá a eleição dos membros da Mesa.

 

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem é um projeto da Câmara Municipal de Araraquara, instituído em 2001, cujo principal objetivo é oferecer formação política a jovens do 9º ano do Ensino Fundamental. O PJ possibilita aos estudantes a vivência do processo democrático, com caráter educativo, além de conhecimento sobre as funções e o cotidiano do Poder Legislativo de uma maneira institucional e apartidária.




Publicado em: 21/08/2025 10:23:38