A telemedicina pode ser implementada em Araraquara com os objetivos de modernizar o atendimento, melhorar o acesso da população e desafogar as unidades de saúde do município. Essa é a sugestão do vereador Enfermeiro Delmiran (PL) apresentada à Prefeitura por meio de Indicação.
De acordo com o legislador, a telemedicina é uma ferramenta moderna e eficiente que permite a oferta de serviços de saúde de maneira remota, com segurança, agilidade e economia.
Delmiran aponta que a solução pode transformar a forma como os cidadãos acessam a rede pública de saúde. “Existe a possibilidade de reduzir filas, otimizar os recursos humanos e facilitar o acolhimento da população”, comenta.
Segundo o parlamentar, com a telemedicina, o município poderá oferecer atendimentos remotos nas áreas de clínica médica, enfermagem, psicologia, acompanhamento de pacientes crônicos, entre outros, reduzindo a sobrecarga no serviço de saúde. Essa modalidade de atendimento teria potencial para otimizar recursos humanos, diminuir filas e garantir acolhimento mais rápido, especialmente em casos de baixa e média complexidade.
Como referência, o vereador cita o programa “Conecta SUS”, de Ribeirão Preto, que oferece atendimento remoto 24 horas por dia com médicos, enfermeiros e psicólogos, por meio de telefone gratuito e aplicativo digital. Segundo Delmiran, essa experiência tem demonstrado resultados positivos, como o aumento da agilidade no atendimento, a ampliação do acesso aos serviços e a redução da lotação nos atendimentos presenciais.
Publicado em: 15/08/2025 12:03:30
Publicado por: Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil