Após questionamento feito pelo vereador Alcindo Sabino (PT), por meio do Requerimento nº 1057/2025, a Prefeitura de Araraquara respondeu, no dia 16 de julho, sobre a disponibilidade de insulina na Farmácia Central, afirmando que atualmente não há falta da medicação na rede pública do município. A solicitação, encaminhada pelo parlamentar, foi motivada por relatos de usuários do SUS sobre a ausência do medicamento, essencial para o tratamento de diabetes.
A Secretaria Municipal de Saúde reconheceu, no entanto, um atraso pontual, ocorrido em abril, na entrega da insulina regular em frasco de 10 ml, e afirmou que a responsabilidade de fornecimento da medicação é do Ministério da Saúde. O Executivo também destacou que, durante esse período, a insulina na apresentação em caneta de 3 ml esteve disponível para distribuição à população.
O parlamentar também havia questionado o número de pacientes cadastrados para o recebimento do medicamento. Segundo a Prefeitura, aproximadamente 4.100 pessoas foram contempladas com a distribuição regular de insulina em 2024. Em relação às medidas adotadas em períodos de escassez, a administração municipal afirmou que realiza compras emergenciais, além do remanejamento de estoques entre unidades de saúde. A gestão informou ainda que mantém diálogo constante com a Diretoria Regional de Saúde (DRS-III) para apoio intermunicipal, caso necessário.
"Agradecemos pelo retorno da Prefeitura e seguiremos acompanhando o abastecimento de insulina, cuja regularidade é fundamental, especialmente para pessoas com Diabetes Tipo 1, que fazem o uso contínuo do medicamento. Importante destacar o anúncio recente do Governo Federal em relação ao Brasil voltar a produzir insulina 100% nacional, o que irá suprir 50% da demanda do SUS, com cerca de 45 milhões de doses por ano", concluiu o vereador.
Publicado em: 01/08/2025 11:47:57
Publicado por: Foto: Prefeitura de Antônio Carlos