A abertura da terceira edição da “Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal – Antonio Luiz Marchioni – Padre Ticão” será realizada, na quarta-feira (23), a partir das 18 horas, no Plenário da Câmara, durante uma Audiência Pública com o tema “Araraquara – A Cidade que defende a Cannabis Medicinal”.
A iniciativa da vereadora Fabi Virgílio (PT) tem o objetivo de discutir o panorama atual relacionado a propostas de regulamentação da Cannabis medicinal. “A discussão cria a oportunidade de combater o preconceito, oferecendo informação sobre o uso e o benefício da Cannabis, desconstruindo mitos e preconceitos e estabelecendo políticas públicas que possibilitam o acesso a todos os que necessitam da medicação.”
De acordo com a parlamentar, o potencial terapêutico da Cannabis pode prover melhor qualidade de vida às pessoas com autismo, Parkinson, Alzheimer, doenças degenerativas, reumatismo, dores crônicas, epilepsia refratária, entre outras.
Pioneirismo
Em Araraquara, existe o programa municipal de uso de Cannabis para fins medicinais, com distribuição gratuita de medicamentos prescritos à base da planta inteira e isolada que contenham em sua fórmula as substâncias canabidiol (CBD) e/ou tetrahidrocanabinol (THC), nas unidades de saúde pública municipais e privadas conveniadas ao SUS no município.
O programa foi possível graças a uma emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 de Fabi, solicitando sua implantação.
Publicado em: 16/04/2025 11:01:32