A Praça Valéria Medina Galvão, popularmente conhecida como “Praça do Cecap” terá um dia diferente no sábado (9). Das 15 às 21 horas, acontecerá a 1ª Feira de Arte & Cultura, que contará com exposição e venda de produtos artesanais, manifestações artísticas e shows. O evento foi organizado pela Associação de Moradores Sabita e pelo vereador Edio Lopes, com apoio do Grupo de Arte e Cultura da UFSCar.
De acordo com Edio, “o objetivo é valorizar artistas populares e artesãos, promover convivência social, difundir arte e cultura, saberes tradicionais e estimular o potencial de crescimento dos empreendimentos de economia criativa e solidária”. A Sociedade Amigos de Bairro (Sabita), que engloba os bairros Tancredo de Almeida Neves, Jardim Iguatemi, Jardim dos Industriários, Alto do Cecap e Jardim Aracoara, selecionou 20 artesãos para participarem da Feira. A variedade de produtos em exposição e comercialização será grande: bolsas e acessórios feitos com fibra de bananeira, redes de bambu, instrumentos musicais, brinquedos de madeira, bonecas de pano, fantoches, objetos de decoração feitos com materiais reciclados, peças de cozinha em crochê e tricô, flores de E.V.A., bancos de madeira, mandalas e arte para tatuagem, bijuterias em pedras, cristais, strass, cordão de couro, de seda e correntes, brincos de pena, esculturas, tapetes, peças em feltro, produtos patchwork e ponto cruz, bordados à mão e toalhas com patch aplique. Opções saudáveis e saborosas de alimentação também poderão ser encontradas nas barracas da Associação de Mulheres Assentadas, que estarão comercializando pães, bolos, geleias, doces, picles, queijos artesanais, tomate seco, ricotas e massas.
“Todos os produtos são orgânicos, produzidos sem agrotóxicos”, afirma Patrícia Lopes de Souza.
Para uma das expositoras, a artista plástica Azucena Rodriguez, a oportunidade é excelente. “Agradeço por me deixarem fazer parte desse lindo evento, que certamente será um sucesso. A qualidade dos produtos de todos é incrível, produzidos com muito carinho.” A causa animal também marcará presença, com uma tenda reservada à Associação Voluntária de Proteção Animal Laura Molina, que estará vendendo deliciosas fatias de bolos recheados, cuja renda será revertida às atividades da associação. Na Feira, que conta com o apoio da Fundação de Arte e Cultura de Araraquara (Fundart) e Coordenadoria de Economia Solidária, também haverá um show com a musicista Blenda de Sandre, além de sarau com artistas populares. Às 18 horas, haverá a apresentação do grupo de crianças do Projeto de Musicalização Infantil da Associação Amigos de Bairro Sabita. “Será um dia diferente para os moradores da região e da cidade como um todo. Ocupar as praças com cultura, arte e geração de renda é prioridade para nós”, afirmou Edio.
Publicado em: 06/09/2017 18:13:27