De autoria da vereadora Juliana Damus, o projeto busca trabalhar inicialmente o desenvolvimento dos assistidos pela Apae
Na tarde da quinta-feira (18), a vereadora Juliana Damus (Progressistas) esteve na Secretaria Municipal da Saúde se reunindo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Joice Nogueira Calera, e com a veterinária do centro de Zoonoses, Ana Paula Silva Almeida, para discutir o Projeto “Cãoterapia”.

Com a referência da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Matão, a terapia assistida com cães busca trabalhar o desenvolvimento motor e mental dos pacientes da entidade.
Em Araraquara, o programa seria aplicado inicialmente na Apae e desenvolvido com a ajuda de voluntários e da Secretaria da Saúde. A intenção é ampliar para outras entidades que tenham interesse em participar do projeto.
Na reunião, foi discutida a possibilidade de a pasta ceder profissionais, como fisioterapeutas, psicólogos e veterinários, para acompanhar as sessões, que inicialmente serão às quartas-feiras, no período matutino, e às quintas-feiras, no período vespertino.

Juliana sugeriu a possibilidade da contratação de pessoas que já tenham cachorros adestrados, ou de adestrar os cachorros resgatados para que esses possam participar do projeto.
Joice e Ana Paula farão um levantamento de como e com quais profissionais a Prefeitura pode ajudar e, posteriormente, se reunirão com a Apae para saber como o projeto será desenvolvido. “É um projeto muito interessante e que merece atenção, vamos ver como podemos ajudar para que dê certo”, ressaltou Joice.
“Já estive em Matão algumas vezes acompanhando o projeto e é incrível ver como realmente ajuda no desenvolvimento dos pacientes. Essa terapia trará mais qualidade de vida para as crianças e jovens assistidos pela Apae, por isso devemos fazer o que estiver em nosso alcance”, salientou Juliana.
Publicado em: 22/10/2018 12:48:23
Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA