Seja nos livros didáticos, nas obras literárias ou na televisão, pouco se fala dos heróis negros que contribuíram para a história brasileira. Um deles é Luiz Gama, nascido em 1830, advogado autodidata e um dos abolicionistas mais atuantes de São Paulo, responsável pela defesa de centenas de escravos, inclusive de um araraquarense chamado Jacinto. Para resgatar essa memória, a vereadora Thainara Faria (PT), juntamente com a OAB e membros da sociedade civil, promoverá a “Semana Dr. Luiz Gama”, realizada entre os dias 26 e 28 de agosto, em homenagem também ao mês dos advogados, comemorado anualmente no dia 11.
O evento foi planejado durante reunião realizada no gabinete da parlamentar na segunda-feira (11), com a participação do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Araraquara, Tiago Romano; da presidenta da Comissão de Combate à Discriminação Racial da OAB de Araraquara, Nayara Costa, e do professor e cientista social Claudemir Carlos Pereira. “Nosso objetivo é justamente resgatar a trajetória de uma figura importante para o nosso País, mas pouco lembrada pela história oficial”, ressaltou Thainara, que pretende elaborar projeto de lei para inclusão da semana no Calendário Oficial de Eventos do Município. De acordo com a vereadora, as atividades devem ser realizadas na Câmara Municipal, na OAB e na Universidade de Araraquara (Uniara). Estão convidados: advogados, militantes, ativistas e comunidade em geral que deseje participar das construções da militância negra e entender a importância do trabalho de reconhecimento da atuação do abolicionista.
A ideia dos organizadores é trazer para as discussões o presidente do Instituto Luiz Gama, Dr. Silvio Luiz de Almeida; o advogado Fábio Konder Comparato, que contribuiu para o reconhecimento de Luiz Gama como profissional da advocacia; e o professor Alysson Leandro Barbate Mascaro.
Confira as fotos aqui.
Publicado em: 21/03/2019 13:27:35